terça-feira, 26 de julho de 2011

A matrix e a teoria de Sócrates

    Por: Letícia Mancini


O filme “Matrix” atinge a realidade e também a ilusão, ela mostra que a realidade nem sempre é aquilo que parece ser. As vezes o mundo que nos cerca, não é real. Começamos a pensar tanto em certa coisa, que ela começa a tomar conta da nossa mente e a partir desse ponto começamos a viver em torno disso.
 A Matrix é outro tipo de mundo, repleto de sonhos e ilusões, um mundo programado pela internet, ou seja, é apenas um sistema operacional virtual. O filme “Matrix’’ tem como personagem principal, Neo, que obtém duas vidas, porém não sabia quem realmente ele era. Ele teve de passar por um longo processo para aceitar quem ele era.
 Neo, então foi até o Oráculo para saber se ele era o escolhido para levar a realidade para as pessoas, todo mundo o chamava assim, mais ele não entendia o porquê disso, vivia com grandes dúvidas em sua mente, ele queria entender tudo o que estava acontecendo com ele. Então ao começar a conversar com o Oráculo, notou uma placa de madeira que continha escrita a seguinte frase:” Conhece-te a ti mesmo’’ de um dos maiores filósofos que existiu, Sócrates.
 Sócrates também consultou o Oráculo, para saber por que a sociedade o chamava de sábio, por que ele era o único que não achava isso, ele achava que não sabia nada. Após isso começou a fazer várias perguntas, questionava a sociedade ateniense, para saber se encontrava alguém sábio, mas, ao fazer as perguntas para as pessoas, notou que afinal ninguém sabia nada de concreto.
 Sócrates dizia que não se podia cobrar para ensinar o conhecimento, mas, para chegar a tal realidade, as pessoas precisam se afastar do mundo das ilusões, que devemos nos preocupar menos com coisas materiais, e começar a pensar em nós mesmos, nas nossas atitudes, conhecimento, ações, e assim, ir nos aperfeiçoando com o passar do tempo.
 A teoria de Sócrates e a do Matrix tem grandes semelhanças. Porque as duas buscam sair de uma realidade que foi de alguma maneira empregada pela sociedade, pois ela que institui sua própria regra, sua maneira de pensar, e essa não é a verdadeira realidade, é um mundo de ilusão, onde isso passa a viver de alguma forma na mente das pessoas, fazendo com que elas se confundam sobre a verdadeira identidade da realidade. Eles buscam uma maneira das pessoas se libertarem desse mundo falso.
 Porém as pessoas estão longe desse cuidado de si, da preocupação em conhecer a si mesmo, pensar em suas idéias, atitudes, fatos, porque estamos mais preocupados com o consumo e a aparência, e isso faz com que nos perdemos e afastemos da verdade que há em nosso interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário